TRABALHADORES RURAIS E REMANESCENTES DE QUILOMBOS: EDUCAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL (PNHR)

Autores

  • Manuela Chagas Manhães

Palavras-chave:

Políticas sociais, Quilombola, Trabalhadores rurais, Educação

Resumo

Buscou-se com este artigo compreender a relevância das Políticas Sociais, encontradas no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e no Programa Brasil Quilombola (PBQ) para o desenvolvimento social, politico e econômico dos trabalhadores rurais e remanescentes de Quilombo, em particular, da Região dos Lagos: RJ e entender a importância de se efetivar a Pedagogia Social como forma de ação educativa junto aos remanescentes quilombolas. O fato é que tais programas são fontes de dignidade, e podem favorecer atender a demanda de habitações rurais, a capacitação profissional para melhor beneficiamento do trabalho agrário e ações sociopolíticas educacionais para resgatar a dignidade, o sentido de cidadania, autonomia, para estes que ao longo de nossa história foram invisíveis na e para sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Manuela Chagas Manhães. (2024). TRABALHADORES RURAIS E REMANESCENTES DE QUILOMBOS: EDUCAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL (PNHR). LINKSCIENCEPLACE, 2(4), 333–342. Recuperado de https://linkscienceplace.com/index.php/lnk/article/view/176

Edição

Seção

Articles