O LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E HABILIDADE DA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO DO PROJETO AUTONOMIA
Palavras-chave:
Educação, jogos pedagógicos, aprendizagemResumo
O presente trabalho discute o lúdico, como facilitador da aprendizagem de jovens e adultos do Ensino Médio no programa de aceleração intitulado “Projeto Autonomia”. Este Projeto é uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a Fundação Roberto Marinho, que busca como política pública, atender a demanda de jovens e adultos que não concluíram o ensino básico. Realizamos um trabalho no espaço da brinquedoteca do Colégio Estadual João Pessoa, situado em Campos dos Goytacazes/RJ, com o objetivo de analisar como o uso de jogos com características sociocognitivas pode interferir na escrita dos alunos demandantes deste Projeto. A amostra da pesquisa se limitou a um grupo de 14 alunos, sendo oito do sexo feminino e seis do sexo masculino. Como proposta metodológica, foi realizada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, na forma de pesquisa empírica sobre o tema e, como procedimento, foi realizada uma pesquisa de campo, que propunha o uso dos jogos no reforço da aprendizagem da escrita. Como instrumento foi proposta a utilização de questionários semiestruturados. Após essa etapa, iniciamos as atividades propostas com um encontro semanal com duas horas de duração. Como resultado, obtivemos melhor entendimento sobre a escrita, detectadas através dos relatos e avaliações realizadas. Podemos concluir que os jogos aplicados foram de grande relevância para o progresso da aprendizagem da escrita.
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