A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS NA LOGÍSTICA DE PESSOAL PARA EMBARQUE OFFSHORE: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE MACAÉ/RJ.

Authors

  • Bruna Galvão da Silva Sampaio
  • Ailton da Silva Ferreira
  • Oscar Lewandowski

Keywords:

Logística, Logística de Pessoal, Mapeamento de Processos, Offshore.

Abstract

Com a evolução da logística ao longo dos anos, a Logística de Pessoal, torna-se peça-chave em quase todas as organizações, visto que uma gestão estratégica e eficaz aumenta a vantagem competitiva em um mercado altamente globalizado e concorrente. A presente pesquisa tem como objetivo mapear o processo de logística de pessoal offshore, de uma empresa do ramo óleo e gás, de Macaé, através de uma análise dos processos já existentes. A empresa escolhida para objeto desse estudo tem filiais em 48 países, e atualmente é líder no mercado em que atua. Entretanto, com o intuito de limitar e ter um estudo mais focado, foi analisado o processo de logística de pessoal da base situada em Macaé, com a equipe de assistência técnica da área de hardware. A abordagem utilizada foi explicativa e descritiva e aplicado o método “estudo de caso”. Para complementar, documentos da empresa e pesquisas de campo, com entrevistas com os funcionários, foram utilizados para dar suporte e dar mais visibilidade quanto ao cenário atual da atividade de logística de pessoal. Foi realizado um levantamento dos gaps encontrados e pontos de melhoria a serem tratados, bem como as vantagens existentes. O objetivo do presente estudo foi incitar a melhoria contínua no departamento de logística de pessoal, no qual a ausência das atividades descriminadas em um procedimento que desenhe todas as frentes envolvidas, dificulta a possibilidade de identificar gargalos e desenvolver o processo de forma mais eficiente. O mapeamento possibilitou identificar o ponto crítico do processo, que está presente no tramite interno do cliente, bem como enxergar as desvantagens do surgimento das demandas de maneira emergencial. Sobretudo, mapear o fluxo das atividades permitiu uma melhor compreensão do cenário no qual as atividades são executadas e todos os demais departamentos que servem de apoio para se obter o resultado: embarque em tempo hábil.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2022-04-09

How to Cite

Bruna Galvão da Silva Sampaio, Ailton da Silva Ferreira, & Oscar Lewandowski. (2022). A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS NA LOGÍSTICA DE PESSOAL PARA EMBARQUE OFFSHORE: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA DE MACAÉ/RJ. LINKSCIENCEPLACE, 8(1). Retrieved from https://linkscienceplace.com/index.php/lnk/article/view/22